domingo, 10 de setembro de 2017

TECNOLOGIA ASSISTIVA PULSEIRA DE PESO




Tecnologia Assistiva, é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente, formato que promove a acessibilidade e inclusão digital dos portadores de necessidades educacionais especiais. Nessa tecnologia envolvem recursos e equipamentos utilizados para aumentar, manter e melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Já os serviços, são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência. O objetivo dessa tecnologia é proporcionar á pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida, inclusão social, ampliação de sua comunicação, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado. Esta inovação tecnológica pode ser usada de vários modos como podemos ver abaixo. Em um específico que foi escolhido para que as pessoas possam entender a utilização dessa tecnologia, estamos falado das pulseiras de peso que é capaz de ajudar a reduzir a amplitude do movimento causado pela flutuação no tônus, essas pulseiras tornam mais rápida e eficiente a digitação. 
Os pesos na pulseira podem ser acrescentados ou diminuídos em função do tamanho, idade e força do aluno. A pulseira de peso surgiu da necessidade de um recurso que auxiliasse pessoas com tremores a conseguirem mais controle de seus movimentos ao realizarem suas atividades da vida diária. A pulseira de peso é um facilitador de atividades que oferece mais funcionalidade para a realização das atividades de vida de pessoas com movimentos involuntários de membros superiores. O uso da pulseira de peso também produz melhor ajuste do movimento, contribuindo para maior coordenação e facilitando no desempenho motor das pessoas que utilizam este dispositivo; as pulseiras de peso estão em duas apresentações que são curta ou longa, o modelo curto é para crianças, o modelo longo foi pensado para adultos. Em ambos os tamanhos, há possibilidade de graduar o peso. A pulseira vem acompanhada de uma barra de peso por bolso elástico.
Essa tecnologia é uma ferramenta, que esta sendo usada na sala de aula do segundo ano da Escola Junqueira Alves em todas as disciplinas, com o aluno Carlos, portador Paralisia Cerebral, pois através dessa ferramenta consegue utilizar suas mãos e pode desenvolver suas habilidades descritivas. Esse aplicativo também é utilizado para crianças com Autismo e Síndrome de Down, que apresentam movimentos involuntários de pequena amplitude em diferentes partes do corpo. O objetivo é de analisar as propriedades físicas modificadas de um recurso pedagógico para facilitação do manuseio de uma criança com paralisia cerebral. Os objetivos sempre terão uma variação nos resultados, sem que ocorra um padrão a ser estabelecido. Um dos objetivos a serem alcançados é de que uma pessoa com paralisia cerebral quando submetida a atividades principalmente as de encaixe, que consiga estimular os membros superiores satisfatoriamente.
Como tudo tem suas vantagens e desvantagens, com a tecnologia não é diferente, nota-se que esse processo ajuda na inserção das pessoas com necessidades especiais na sociedade e também auxilia nas funções motoras de pessoas que tiveram algum problema ou necessitam de algo que as ajude aprimorar essas funções. Já as desvantagens são que as empresas não possuem motivação para investir neste tema; é pouca a demanda no comércio, a falta de infraestrutura no cenário brasileiro atual, ou seja, o processo de adaptação é gradativo.
                                                                     
                                    Fonte:imagens ilustrativas da internet 

Por: Elisa Muniz Jandrey, RU: 1109534; Mayara Severo Pires, RU:1108561
Uninter – Venâncio Aires
Data 08/09/2017